Religião são crenças e filosofias que são seguidas, formando diferentes pensamentos. Cada religião tem suas características e diferenças em alguns aspectos, no entanto se assemelham em acreditar em algo ou alguém do plano superior e na vida após a morte.
O cristianismo continua a reunir a maioria dos fiéis de todo o mundo, constituindo cerca de um terço da humanidade. Os restantes 67% dividem-se entre religiões não cristãs, dentre as quais as mais importantes são o islamismo, o budismo e o hinduísmo.
Só o número de Católicos ultrapassa, em 1999, a marca de 1 bilhão de adeptos, ficando em 17,5% da população do planeta. No decorrer da década de 90, os protestantes aumentam o número de adeptos em 120%.
O islamismo avança nos países onde essa religião já é predominante: o crescimento é de 157% nos anos 90. As religiões orientais, como o budismo, o zen-budismo e o hinduísmo, no ocidente, passam, no final do século XX, por um período de crescimento.
A religião surgiu num momento em que o homem explicou o inexplicável com Deus. Como não encontrava mais respostas a não ser a única resposta DEUS. A partir daí os povos procuraram, à sua maneira, tornar essa realidade palpável, visível, sensível.
Daí as religiões com suas leis e ritos. Dentro do que se define como religião pode-se encontrar muitas crenças e filosofias diferentes. Porém é fato que toda religião possui um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente envolvendo divindades ou deuses. As religiões costumam também possuir relatos sobre a origem do Universo, da Terra e do Homem, e o que acontece após a morte. A maior parte crê na vida após a morte.
Dentre as religiões mais importantes, destacam-se:
Cristianismo: É a maior religião do mundo. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.
Islamismo: É a segunda religião mais praticada no mundo. Além disso, é também um sistema que monitora a política, a economia e a vida social.
Hinduísmo: É a terceira maior religião e a mais velha do mundo. A religião se baseia em textos como o Vedas, os Puranas, Ramayama e Mahabharata,...
Religiões Chinesas: Baseiam-se em diversas crenças.
Budismo: É uma religião e uma filosofia que se espelham na vida de Buda. Este não deixou nada escrito, porém seus discípulos escreveram acerca de suas realizações e seus ensinamentos para que seus posteriores fiéis pudessem conhecê-lo.
Existem inúmeras outras religiões e crendices, porém as de maior destaque são as que foram descritas acima, cada qual com seus dogmas e suas doutrinas.
Fontes:
http://www.rcentrium.com/ac/rel/rel150/
http://www.guiadicasgratis.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário